EMPREENDEDORISMO

"Sou bom em lidar com problemas"

  Oito entre dez donos das empreas que mais cresceram no país nos últimos oito anos abriram um negócio ao enxergar uma oportunidade num mercado em expansão, segundo a pesquisa da consultoria Deloitte. E 58% deles tornaram-se empreendedores quando tinham entre 21 e 30 anos (mais nunca é tarde para se empreender). É o caso do paulistano Márcio Sant'Anna, hoje com 45 anos. Seu primeiro negócio, aos 27 anos, foi uma pizzaria em São Paulo. Não deu certo. Dois anos depois ele fechou a empresa e foi trabalhar numa distribuidora de energia. Em 2001, ele percebeu que havia um negócio promissor a explorar no então recém-criado mercado livre de energia. Hoje, Sant'Anna está à frente da Ecom, comercializadora de energia que cresceu 144% em três anos. 

  Momento Difícil - Em 2008, a demanda da indústria estava em alta e os preços da energia no mercado livre começaram a subir. Um de nossos forncedores rompeu o contrato de uma hora para a outra. Já havíamos revendido a energia a um grande cliente. Se o fornecimento fosse interrompido, teríamos de pagar uma multa de 17 milhões de reais. Seria um peso para uma empresa que ainda estava se firmando. Eu já era casado e tinha dois filhos. Minha esposa havia largado o emprego para cuidar da família. Senti que não podia falhar. Comprei energia de outras fontes e chamei o cliente para renegociar. Expliquei que a minha maior vontade era resolver seu problema. Ele aceitou e é cliente da Ecom até hoje.

  Crescimento - A Ecom cresceu com o mercado livre, que é responsável por 27% da energia consumida no país. Em dez anos, vi o surgimento de muitos concorrentes. Para me diferenciar, busco criar fontes de receita no mercado. Em 2006, criei uma unidade da empresa especializada em ajudar os clientes na gestão de contratos de energia, mesmo que tenham sido comprados da concorrência. A regulamentação dessas transações é complicada, e essa unidade ajuda os clientes a lidar com isso. O faturamento da unidade cresceu 144%¨em três anos. Em 2013, devemos começar a vender contratos de gás natural (DICA "diversificar para se fortalecer no mercado").

                                                                                 Fonte de pesquisa: Revista Exame PME.

  Lembre-se - As dificuldades podem surgir, é só manter a calma, buscar ajuda que pode ser financeira, parceiros que entrem no negócio com capital ou até mesmo conselhos e informações administrativas. Dessa forma com certeza o horizonte vai se abrir e você se estabelecer como empreendedor de sucesso.






"O SEU SUCESSO É O NOSSO SUCESSO"